11/08/2017
CIDADE
Obras para melhorar o fluxo
Diversas intervenções viárias prometem facilitar a circulação de veículos em região de Alphaville
Haydée Eloise Ribeiro
Motoristas poderão cruzar da Av. Universitário para a Av. Marcos Penteado. Foi feita intervenção na Praça da Paz e derrubados o pórtico e casa na Universitário (Foto: Victor Silva/Folha de Alphaville)

O motorista que transita pela Avenida Yojiro Takaoka nas proximidades da Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues e da Avenida Universitário tem sentido o trânsito mais lento. Estão sendo feitas mudanças nas vias desse trecho com o objetivo de melhorar o fluxo viário. O pórtico (arco) e a casa do Semutran, as construções amarelas, foram derrubadas. Além disso, estão ocorrendo interferências na Praça da Paz, aquela que funciona de retorno para entrar na Av. Marcos Penteado ou retornar no sentido contrário para a av. Yojiro Takaoka.

“Na Praça da Paz foram feitas intervenções para que o motorista possa seguir da Av. Universitário para a Av. Marcos Penteado, e vice-versa, diretamente, sem pontos de cruzamento ou sem a necessidade de utilizar uma alça de retorno”, explica Evandro Barros Fernandes, secretário de Obras de Santana de Parnaíba. No local onde ficava a casa e o pórtico será construída uma via para permitir esse desolcamento de uma avenida para a outra. A Universitário continuará com dois sentidos.

Os semáforos atuais continuam. Será instalado mais um na Av. Universitário, para o cruzamento com a Marcos Penteado. Todos de duas fases. Quem desce a Yojiro Takaoka, vindo dos Residenciais 5, 6, 8, 9, por exemplo, não poderá mais virar a esquerda no retorno da praça para acessar a Marcos Penteado. Ou seja, terão que seguir em frente, após passar o semáforo, e retornar na rotatória em frente ao Residencial 4. Ou entrar na Av. Universitário e retornar em frente ao condomínio Alpha Vita para entrar na Marcos Penteado.

“Realizamos uma importante pesquisa de quantidade de veículos que circulam por diversas vias. Temos a estimativa de que cerca de 500 carros que descem a Yojiro Takaoka por dia pegam o retorno da praça para voltar à Yojiro Takaoka, sentido Unip, Carrefour”, afirma Fernandes. A entrada à esquerda antes do semáforo na descida da Yojiro Takaoka será reaberta. Logo, aqueles que quiserem retornar na avenida para chegar ao Carrefour poderão faze-lo através dessa entrada.

Já o motorista que vinha da Marcos Penteado e virava à esquerda na Yojiro Takaoka, sentido Alphaville 4, não poderá mais realizar essa operação. Terá que fazer o retorno em frente ao Alpha Vita. “O motorista terá que andar um pouco mais para acessar os retornos, porém, sem trânsito, evitando ficar até 40 minutos para percorrer pequeno trecho que não levaria mais de 5 minutos”, ressalta Fernandes. As obras devem ser finalizadas até a semana que vem. “Entre 50% e 60% de veículos que passam pela Yojiro Takaoka todos os dias vão passar a usar a Via Parque após a inauguração”, estima.