04/08/2017
CIDADE
Carros na Tucunaré chamam atenção
Ao todo, foram avisados 15 proprietários de veículos abandonados no Tamboré, que têm prazo de 48 horas para remoção
Haydée Eloise Ribeiro
Os veículos estão com pneus furados, para-choques e capô quebrados e amassados, muito sujos e alguns com a pintura bem estragada (Fotos: Victor Silva/Folha de Alphaville)

A s redes sociais mais uma vez mostraram uma das questões que incomodam moradores: os veículos abandonados na avenida Tucunaré, que fica no Tamboré.Usuários do grupo do Facebook Mais Segurança já para Alphaville - SP, Tamboré e Arredores se manifestaram em um post em que se  intitulava cemitério de carros abandonados. Ainda segundo o post, eles estariam ali havia meses nessa via, em processo avançado de ferrugem e vazando óleo e fluidos no asfalto.

Quinze carros parecem estar há um bom tempo, pelo estado de cada um, estacionados no decorrer da via. O estado de cada um varia. Alguns estão com os para-choques bem quebrados e, inclusive, quase caindo. Outros estão com os seus pneus furados. Muitos deles estão bastante sujos também. Há veículos, inclusive, com vegetação já nascendo dentro do próprio veículo. Outros carros já estão com a pintura bastante deteriorada.

Proprietários foram notificados
Segundo nota enviada à Folha de Alphaville pela comunicação da prefeitura de Barueri, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) averiguou a questão e iniciou o procedimento de notificação aos proprietários para que removam os seus veículos. Esse aviso é feito através dos Correios. Caso não retirem o seu carro, ele será removido pelo próprio Demutran.

Ao todo, foram notificados 15 veículos na avenida Tucunaré, que conta com um vasto estacionamento. O prazo para remoção pelo proprietário é de 48 horas após o recebimento da notificação. Entretanto, o Demutran necessita do retorno do AR (Aviso de Recebimento) por parte dos Correios para fazer o recolhimento do carro.

O órgão acredita que alguns veículos serão retirados antes do prazo estipulado, pois já obteve êxito no contato com alguns proprietários. Segundo José Luiz Pinheiro, diretor técnico de planejamento do Demutran, foi constatado que nenhum dos veículos é fruto de roubo. Mas qual o motivo para o carro ser abandonado em alguma rua? “O proprietário não tem onde por o veículo e acaba deixando em alguma via”, explica Pinheiro.

Caso o dono não vá retirá-lo, o Departamento Municipal de Trânsito o removerá e o levará para um pátio. Posteriormente, poderá ser leiloado. O diretor técnico de planejamento do Demutran destaca que o documento irregular é o principal motivo para os proprietários abandonarem seus veículos dessa forma. “O valor do documento, ou seja, do que dono está devendo acaba saindo, muitas vezes, mais caro que o próprio preço do carro”, explica Pinheiro.

Na quarta-feira (2), o fotógrafo da Folha de Alphaville esteve no local e encontrou agentes do Demutran em ação em relação ao assunto. Um dos proprietários, de um Fusca, apareceu para retirar o seu veículo naquele momento.