14/07/2017
CIDADE
Barueri é a 25ª entre cidades com melhor mobilidade
Em sua terceira edição, o ranking de Smart Cities analisa 11 setores de mais de 700 municípios
Transporte. Alphaville concentra trânsito e desafios para Barueri: ainda assim, cidade se destacou em ranking nacional (Foto: Tânio Maros/Folha de Alphaville)

Um recente ranking divulgado pela revista Exame, por meio de estudo realizado pela Urban Systems, empresa que montou o ranking Connected Smart Cities, indica Barueri entre as 50 cidades com melhor mobilidade e acessibilidade do país. A cidade figura na 25ª colocação, à frente de capitais como Natal (29º), Vitória (30º) e cidades importantes do Estado, como Jundiaí (34º). Já a vizinha Osasco ficou em 19º. Entre as melhores estão São Paulo (1º), seguida por Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba.

A pontuação leva em consideração 8 critérios: proporção entre ônibus e automóveis; idade média da frota dos meios de transporte públicos; quantidade de ônibus por habitante; variedade dos meios de transporte; extensão de ciclovias; rampas para cadeirantes; número de voos semanais (conectividade com outras cidades); e transporte rodoviário.

Em sua terceira edição, o ranking de Smart Cities analisa 11 setores de mais de 700 municípios, a partir de 70 indicadores. Os 11 setores são: Mobilidade, Urbanismo, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Governança, Educação, Energia, Meio Ambiente, Saúde, Segurança e Economia. Neste ranking, Barueri caiu da 8ª posição do estudo de 2016 para 13º em 2017. Esse estudo aponta as cidades que conseguem aliar inteligência e tecnologia em diversos aspectos, como urbanização e meio ambiente. Na segmentação dos critérios de avaliação, Barueri aparece em primeiro lugar tanto no quesito Governança quanto em Economia.