07/07/2017
CIDADE
Viaduto segue; Paiol sem projeto
Barueri prevê entregar viaduto sobre Araguaia em 2018. Paiol Velho, em estudo
Haydée Eloise Ribeiro
Avenida Paiol Velho, na lateral do Mackenzie, será duplicada e promete aliviar o trânsito (Foto: Victor Silva/Folha de Alphaville)

U ma das obras viárias que chamam a atenção na região do Tamboré, e que é bastante esperada pelos moradores e usuários da região, é o viaduto que passará sobre a alameda Araguaia, ligando a avenida Tucunaré à avenida Sylvio Honório Álvares Penteado, e que dará acesso à rodovia Castello Branco, no sentido capital. O viaduto promete desafogar todo o pesado trânsito que se forma no Tamboré.

Segundo nota da prefeitura de Barueri, as obras seguem em ritmo normal. A previsão é de conclusão em meados do ano de 2018. Às vezes, não são vistos trabalhadores no local. A nota ressalta que até o final de julho, a concessionária de energia deve concluir serviços referentes ao enterramento da rede elétrica. Na quarta (5), em reunião na Secretaria de Obras, a prefeitura de Barueri solicitou à AES Eletropaulo mais agilidade em relação aos trabalhos prestados pela empresa nas obras municipais em andamento, entre elas a do viaduto.

Como a Folha de Alphaville noticiou, a obra do viaduto começou em 2015 e faz parte de um minianel viário que começa nas avenidas Paiol Velho (que será duplicada), Mackenzie, Tucunaré, passando pelos viadutos sobre a Araguaia, chegando na av. Sylvio Honório Álvares Penteado e à alça de acesso à Castello. Com investimento aproximado de R$ 38 milhões, esse viaduto estava previsto para ser entregue no final de 2016.

Paiol Velho
Já em relação à duplicação da avenida Paiol Velho, localizada ao lado do Colégio Mackenzie e da Igreja Presbiteriana Alphaville (IPAlpha), está em trâmite os estudos para o alargamento do trecho referente a cidade de Barueri, mas ainda não há projeto definido pela prefeitura em relação a essa obra viária.

O fluxo de veículos nessa via é intenso nos horários da manhã, de saída para o trabalho, nos horários escolares e no final da tarde.
No trecho de Santana de Parnaíba, segundo a Folha de Alphaville noticiou no mês passado, as obras de duplicação da avenida Paiol Velho talvez inicie em um pouco menos de 30 dias, segundo o prefeito, Elvis Cezar (PSDB).

Inclusive, uma grande placa enfatiza essa obra na esquina da avenida Yojiro Takaoka com a avenida Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues. Segundo Elvis Cezar, todo o processo precisa passar por alguns trâmites burocráticos. O prefeito não enfatiza prazos, mas se tudo ocorrer como planejado e a parte de Barueri caminhar, é possível que a duplicação da av. Paiol Velho termine até o final deste ano. (Com apuração de Lucia Carmargo Nunes)