07/07/2017
CIDADE
Alpha e região terão mais câmeras, viaturas e motos
Segurança Barueri tem redução nos crimes, mas continua investindo para prevenção
Haydée Eloise Ribeiro Maciel
Polícia Militar e Guarda Civil Municipal de Barueri investem em operações e equipamentos (Foto: Aline Silva / SSMU / Divulgação)

O s indicadores da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo apontam queda nos crimes contra o patrimônio - furtos, roubos e veículos subtraídos - registrados na cidade de Barueri, pelo 5o mês consecutivo. Os dados mostram que houve queda de 22,8% nestes crimes, na comparação de maio deste ano com o mesmo mês de 2017. No acumulado do ano, o ano passado bate 2016 com redução de 25,1% até o momento. A soma de ocorrências nestes cinco primeiros meses também é a menor desde 2012.

“As estatísticas de maio já trazem o resultado positivo das operações Bairro Seguro, que a cada semana enfoca uma região diferente, sem descuidar do restante da cidade. Nos próximos meses, os índices já vão refletir o impacto da ampliação que a prefeitura realizou no videomonitoramento”, salienta Regina Mesquita, secretária de Segurança e Mobilidade Urbana. A pasta engloba Guarda Municipal, Demutran, Defesa Civil e Guarda Ambiental.

Mais motos, viaturas e câmeras
Mesmo com os bons resultados, os órgãos do município têm investido cada vez mais em segurança. As novidades foram apresentadas na última reunião do Conseg Alphaville Tamboré, na última quarta-feira (5).

A Polícia Militar de Barueri afirmou que estão chegando mais viaturas (em 60 dias, aproximadamente) que irão para o 5o Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e outros batalhões.  Além disso, 30 motos da PM, 15 de Itapevi e 15 de Barueri, estão sendo concentradas no 20o Batalhão.  A proposta é leva-las para a Base Comunitária da PM em Alphaville. em frente ao Residencial 2. Primeiramente, é preciso adaptar a Base para receber um grupamento de motos. O principal objetivo é a prevenção. Outra novidade é que a Força Tática na cidade, do 20o Batalhão, será recriada. A Guarda Civil Municipal de Barueri (GCM) também relatou que o número de motos irá aumentar. Hoje, são oito. Ganhará mais 16, ou seja, a GCM passará a ter 24 motos, modelo XT, 600 cilindradas.

Foi destacado ainda pela Guarda Civil Municipal que houve acréscimo no roubo de celulares, das 6h às 7h, em Alphaville e Tamboré. constou-se que as vítimas são da mesma pessoa. A GCM reforçou que até 15 dias 18 câmeras serão instaladas na região, com fiação subterrânea. A Araguaia e a Dib Sauaia Neto já receberam. A Associação Residencial e Empresarial Alphaville (AREA) informou que instalará mais 25 câmeras ainda esse ano na área na qual ela atua.