09/06/2017
CIDADE
Estação de Tratamento de Esgoto de Barueri é ampliada
A Sabesp investiu R$ 380 milhões na ampliação da estação de tratamento
João Felipe Cândido
Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, em visita à Estação de Tratamento de Esgoto de Barueri (Foto: Victor Silva/Folha de Alphaville)

O Governo do Estado de SP entregou mais 2.500 litros de água limpa por segundo para o rio Tietê. Foram investidos pela Sabesp R$ 390 milhões na ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos de Barueri, a maior da empresa. Com a ampliação, a unidade passa a tratar o esgoto de mais 1,2 milhão de pessoas.

A ETE, que processava 9.500 litros por segundo (o equivalente ao esgoto gerado por 4,5 milhões de pessoas), agora trata 12 mil l/s (ou seja, salta para 5,7 milhões de moradores). Foram implantados também mais de 230 quilômetros de tubulações. A cada segundo, são mais 2.500 litros de esgoto agora tratado, oriundo do centro e das zonas sul, norte e oeste da capital e das cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Osasco e Taboão da Serra. Significa retirar 216 milhões de litros de esgoto por dia dos rios, inclusive do Tietê. Até o final de 2017, será entregue a segunda etapa. Assim, a estação passará a operar com capacidade para até 16.000 litros por segundo de tratamento de esgoto. Assim, 561 milhões de litros de efluentes/dia deixarão de ir para rios sem tratamento.