09/06/2017
CIDADE
Crimes contra o patrimônio tiveram queda em Barueri
Município registrou reduções e aumentos em ocorrências no município
Haydée Eloise Ribeiro
Corporação faz rondas ostensivas em regiões com mais incidência de roubos (Foto: Prefeitura de Barueri/Divulgação)

A Secretaria da Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP-SP) divulgou as estatísticas de ocorrências criminais de abril. Segundo os números, em Barueri, os crimes contra o patrimônio – furto, roubo, furto de veículo e roubo de veículo – se mantiveram em queda. Seja na comparação do mês de abril, ou mesmo no acumulado do ano, em relação a períodos equivalentes dos anos anteriores.

No item veículos roubados ou furtados (subtraídos), a cidade teve este ano o “melhor abril” desde quando as estatísticas começaram a ser computadas neste formato, em 2002. Foram registrados 27 casos. A média do mês nos últimos 15 anos era de 68,2 casos.
O 1º quadrimestre teve diminuição de 25,6% na soma dos crimes (furtos, roubos e veículos subtraídos), em relação ao mesmo período de 2016. Foram os quatro primeiros meses mais seguros desde 2012.

Confrontando abril de 2017 com mesmo mês de 2016, houve queda de 60,8% em roubos de veículo; 13% em roubos; 12,6% em furtos; e 61,7% em furtos de veículo. Para Regina Mesquita, secretária de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri, os indicadores devem continuar baixos. “Os dados de maio podem apontar mais queda na criminalidade, pois já vão refletir o impacto das operações Bairro Seguro”, ressalta a secretária.

PM: Alphaville e Tamboré
Segundo dados do 20º Batalhão de Polícia Militar (5ª Cia PM), em maio de 2017 foram registrados 17 roubos, sendo 12 em Alphaville e 5 no Tamboré. Em maio de 2016, o número foi de oito ocorrências, registradas apenas em Alphaville. Documento, bolsa/carteira, celular e dinheiro foram objetos levados.

O recordista de itens furtados é o celular. Este ano, foram roubados 11 celulares, contra 1 em maio de 2016. E ocorreu um roubo inusitado: uma carteirinha de vacinação. Os bandidos costumam abordar a vítima em motos, muitos deles surgem em duas, para chamar menos a atenção. Essas informações têm feito com que a Polícia Militar realize semanalmente operações principalmente voltadas para veículos de duas rodas.

GCM
A Guarda Civil Municipal de Barueri vem atuando com mais força em alguns locais, como na av. Jussara, onde constataram roubo de carga. As equipes têm entrado uma hora antes, 5h. O novo Baep deve colaborar com o trabalho.

Tropa de elite
Na quarta, dia 7, foi inaugurado o 5º batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) em Barueri. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou o decreto que oficializa a criação do Baep. “São mais 218 policiais militares fortemente armados e 47 viaturas, que teve sua criação oficializada pelo governador e pelo secretário de Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, com quem falei sobre investimentos em segurança”, diz o deputado estadual Lancaster (DEM). O novo batalhão reúne forças táticas e passam por treinamento especial. Com viaturas maiores e armamento para operações de mais risco.

Delegacia da Mulher
A Polícia Civil lançou a campanha Diga não à Violência Doméstica, incentivando as pessoas a denunciarem. Barueri ganhou telefone próprio: 4184-2345 (24 horas).