20/04/2017
CIDADE
Mistura de frutas combate insônia
Produto natural promete mais horas de sono, sem efeitos colaterais
Haydée Eloise Ribeiro
Segundo Joseth Gimenes, gerente de pesquisas, o círculo do ProSleep é limpar, desinflamar e adormecer. Foto: Tânio Marcos/Folha de Alphville

Ao ser indagada se está dormindo, Tamara Ribeiro de Macedo, de 28 anos, responde: “Muito bem!”. No passado, a consultora de negócios internos dormia e acordava várias vezes na madrugada. Quando conseguia dormir o segundo sono, ele era ainda mais curto. “Eu seguia dormindo e acordando. Irritava-me a ponto de não querer mais olhar o relógio”, conta. De manhã, estava cansada.

Hoje, o que proporciona boas noites de sono para Tamara é o ProSleep, da empresa Attivos Magistrais, do Grupo Pharmacopéia, que tem escritório em Alphaville. O produto natural é uma mistura de berries, frutas vermelhas, rica em fitonutrientes (nutrientes de plantas).

A consultora, que trabalha em Alphaville, tomou inicialmente a dosagem de 130 mg. Dormia por um período maior, porém ainda acordava de madrugada. Passou para 260 mg. Dormia de 7 a 8 horas. Porém acordava com preguiça e vontade de dormir por mais tempo. “Voltei para 130 mg. Agora durmo a noite toda sem acordar, e me sinto disposta de manhã”, diz.

“Recomenda-se usar a mesma dosagem por um período para ver o resultado. Caso seja necessário, a dosagem pode ser aumentada para 260 mg. Quem determina a dosagem é o profissional que recomendou”, afirma a farmacêutica Joseth Gimenes, gerente de pesquisas e responsável pelo projeto. Tamara tomou outros medicamentos, sem sucesso.

O ProSleep possui poder antioxidante. “De dia, nosso cérebro inflama porque produz neurotoxinas, localizadas entre as células cerebrais. À noite, um liquor cerebral limpa essas neurotoxinas do cérebro. E a pessoa dorme bem e acorda disposta no dia seguinte. Porém, se as células estiverem inflamadas, o liquor não consegue passar ou passa muito pouco. O estresse é um dos fatores que causam essa inflamação”, explica Fernando Luna, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Attivos Magistrais.

Através de estudos – foram quatro anos – constatou-se que a combinação de berries ajuda a desinflamar o cérebro. “O círculo de ação do ProSleep é limpar, desinflamar e adormecer”, explica Joseth. O produto está disponível em farmácias de manipulação, em potes com 30 cápsulas, tomadas uma hora antes de dormir. Em Alphaville, o produto está disponível na Naturaville.

Através de estudo – convênio da Attivos Magistrais com a Unip – foi feita comparação com o remédio sintético, Zopidem, um fármaco indutor de sono. “Os dois têm perfil farmacológico similar: o tempo de adormecimento, a quantidade de horas e a qualidade de sono são similares. O day after (dia seguinte) é bom. A diferença é que o sintético pode causar secura na boca, sonolência e perda de memória. O ProSleep não tem efeitos colaterais”, destaca Luna.

A empresa fez sete painéis abertos de avaliação com voluntários, que receberam o tratamento por 30 dias, com dosagens de 130 mg/dia e 260 mg/dia. “No item latência (tempo de pegar no sono) o resultado é rápido e muito rápido”, diz Joseth. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 40% da população sofre de insônia.