19/04/2017
CIDADE
Acidente em Alpha expõe perigo de menores dirigindo
Jovens de 17 e 18 anos ficam presos nas ferragens e continuam hospitalizados
Haydée Eloise Ribeiro
O acidente ocorreu na divisa de Santana de Parnaíba com Barueri, em uma descida da Av. Yojiro Takaoka

N o domingo de Páscoa, dia 16, às 6h35, um acidente na divisa de Santana de Parnaíba com Barueri chamou a atenção dos moradores de Alphaville, que manifestaram-se nas redes sociais. Segundo o boletim de ocorrência, um Fiesta com placa de Osasco chocou-se com um poste metálico na descida da Av. Yojiro Takaoka. A Guarda Municipal foi acionada. Os ocupantes ficaram presos entre as ferragens. O veículo apresentava início de incêndio. Resgate e Corpo de Bombeiros socorreram as vítimas.

O veículo ficou atravessado na via prejudicando o trânsito local, sendo removido do local. O carro foi apreendido e encaminhado para o pátio Auto Resgate Parnaíba.

Os passageiros foram removidos para o Hospital Regional de Osasco. A secretaria Estadual de Saúde informou que o menor G.F.C., de 17 anos, morador de Alphaville, está na Unidade de Terapia Intensiva, sedado, com quadro geral estável, evoluindo bem. Ele respira com a ajuda de aparelhos.
V.A.R. X., de 18 anos, foi transferido para hospital do convênio de saúde. Segundo o plano, em respeito à família não serão passadas informações sobre o seu estado de saúde.


Carro ficou destruído com o impacto

De acordo com o boletim de ocorrência, o rapaz de 17 anos é que estava ao volante. “Como era um menor de idade dirigindo, o caso foi encaminhado para o Ministério Público. Nestes casos, apenas é feito o boletim de ocorrência na delegacia”, explica a delegada Dra. Isabel Cristina Ferraz, titular da delegacia de Santana de Parnaíba.

Dra. Isabel enfatiza os casos de adolescentes e de crianças dirigindo, tanto nas ruas dos condomínios como nas vias fora deles. “Essa é uma realidade não apenas em Alphaville, mas no Brasil inteiro. O nosso problema é cultural; é preciso educação no trânsito”, diz a delegada. E acrescenta: “O adolescente que for pego dirigindo vai sim responder por ato infracional. Não há tolerância nesses casos.”

O acidente ocorreu em uma descida onde é comum veículos passarem acima da velocidade. Já ocorreram alguns acidentes graves, envolvendo ônibus, capotamento de carro e, inclusive, com vítima fatal.