03/08/2017
CADERNO A
Alta costura
Estilista e moradora de Alphaville, Silvia Uson representa o Brasil no Miami Swim Week
João Felipe Cândido
Silvia participou de uma das mais uma das mais importantes vitrines de moda praia do mundo. Foto: Victor Silva/Folha de Alphaville/Make e hair: Cris Borges

A estilista e moradora de Alphaville, Silvia Ulson, 35, faz um balanço pra lá de positivo da participação de sua marca homônima no Miami Swim Week, um dos eventos de moda praia mais importantes do mundo, que aconteceu no último dia 21 de julho, no hotel W South Beach, em Miami.

Quem abriu e fechou o desfile foi a modelo e apresentadora Renata Kuerten, sob a trilha sonora do produtor musical Rodrigo Ulson – irmão da estilista. “Priorizamos o uso da renda filé, bordado sobre renda feito artesanalmente por rendeiras de Alagoas, em Maceió, que produzem as peças às margens da lagoa, pois lá é muito quente e elas aproveitam para se refrescar”, destaca a fashionista, que homenageou a lendária cantora e atriz Carmen Miranda.

Para o jornalista especializado na cobertura de moda, Pedro Diniz, o que diferencia Silvia de outras estilistas que produzem peças moda praia é o trabalho de customização de peças, feitas sob medida. “Nossa marca é dirigida a mulheres e homens que procuram exclusividade, sofisticação e qualidade com materiais enriquecidos com detalhes como bordados, tintas e aplicações Swarovski”, ressalta Ulson. Hoje, o preço médio de um biquíni da marca gira em R$ 800 – mas pode chegar a R$ 5 mil.

Silvia se formou no Massachusetts College of Art and Design (Massart) em Fashion Design e pós-graduação do Fashion Institute of Technology (F.I.T.), em Nova York. Depois de trabalhar por muitos anos nas áreas de impressão e design de marcas internacionais de moda como Carolina Herrera, fundou a marca S | U Design.


Renata Kuerten, modelo e apresentadora, participou de desfile. Foto: Getty Images/Swim Miami/Divulgação

De Alpha para o mundo
Em fevereiro deste ano, desfilou uma coleção experimental de peças em denim na semana de moda em Paris. As inspirações da designer, que apresenta um quadro no programa Conexão Models, na RedeTV!, vêm de líderes influentes do universo fashion, música e streetwear, que influenciam as produções de suas camisetas, suéteres e estampa de jeans, à venda na Galeries Lafayette, em Paris, em Saint Tropez, na França, em Ibiza, na Espanha e no ateliê que leva o seu nome, localizado nos Jardins, em São Paulo.