21/07/2017
CADERNO A
Casa do Saber: atmosfera do conhecimento
Conheça a instituição que tem chamado a atenção de muitos moradores de Alphaville
João Felipe Cândido

Inaugurada em 2004, no Jardim Paulistano, em São Paulo, a Casa do Saber nasceu com o propósito de instigar debates filosóficos e a expressão de ideias de maneira democrática e diversificada fora da Academia. Formada por um grupo de amigos que se reunia numa casa em torno de um professor de filosofia e algumas garrafas de vinho, anos depois eles se tornaram sócios e continuam unidos até hoje. Os interessados nos estudos aumentaram tanto que os amigos resolveram criar uma instituição, que recebeu o nome de Casa do Saber .

Hoje, o quadro que compõem o conselho diretor do espaço, que também possui uma unidade no Rio de Janeiro, reúne o empresário Jair Ribeiro, a atriz Maria Fernanda Cândido, o advogado Pierre Moreau, a empresária Ana Maria Diniz, o cientista político Luiz Felipe D’Ávila, o publicitário Celso Loducca, o educador Gabriel Chalita e o jornalista Mario Vitor Santos, que também é o diretor executivo da Casa.

Disseminação cultural
Com o passar dos anos, a Casa do Saber se tornou um centro de debates e disseminação do conhecimento. Uma jornada pelo mundo das ideias.
Oferece cursos presenciais e online de filosofia, artes, gastronomia, cinema, literatura, comportamento, religião, economia, educação, política, aulas abertas com temas diversos com convidados especiais e debates que envolvem o cenário econômico e político do Brasil e do mundo com autoridades e especialistas.

Desde a sua inauguração, a instituição já acumula em seu cadastro mais de 1.000 professores e conferencistas, considerados grandes pensadores de diversas áreas do conhecimento para o desenvolvimento pessoal e profissional do aluno. A Casa do Saber ainda disponibiliza bolsas de estudos (quase 1.800 oferecidas até hoje, sendo 146 apenas no ano passado) para alunos de graduação e professores da rede pública de ensino.

Explosão online
Para quem não tem disponibilidade para participar de uma palestra, aula ou curso presencial não tem problema. O jeito é partir para o online, que não para de crescer. Em 2010, foram dez cursos oferecidos. Este ano, somente no primeiro semestre, o número saltou para 147.

Vizinha assídua
Seja sozinha ou na companhia de amigas e vizinhas do bairro, há mais de dez anos a corretora e moradora de Alphaville, Regina Guelfi, 63, frequenta a Casa do Saber. Foi lá que conheceu de perto o professor e historiador Leandro Karnal, um dos intelectuais mais requisitados do momento. Entre os inúmeros cursos e palestras que participou, não esquece do curso de Escrita Criativa, ministrado pela escritora Noemi Jaffe. “Fiquei encantada com as aulas da professora Noemi, principalmente quando analisava contos consagrados da literatura, traduzidos de maneira única”, diz.

A moradora de Alphaville, Regina Guelfi, afirma: "A Casa do Saber é um espaço de troca de conhecimento que tem a missão de estimular e resgatar o debate entre as diferentes áreas do saber. Todos os cursos que participei foram incríveis" (Foto: Kelly Martins/Folha de Alphaville)