14/07/2017
CADERNO A
À espera de Game of Thrones
Moradoras da região falam sobre a paixão pela série norte-americana que estreia sétima temporada neste domingo (16)
João Felipe Cândido
Renata Poppe: Nos preparativos para o Cosplay de Daenerys (Foto: Kalinca Maki) @bykalincamaki

Baseada na série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo, do escritor George R. R. Martin, a série Game of Thrones criada por David Benioff e Daniel Brett Weiss, chega a sua sétima temporada neste fim de semana em todo o planeta.

Produzida pelo canal por assinatura norte-americano HBO, a primeira temporada da série estreou em 2011. Até o momento seis temporadas, com dez episódios cada, já foram exibidas. Cada um dos episódios custou cerca de dez milhões de dólares. Ao longo dos últimos seis anos, GoT, como é chamada pelos fãs nas redes sociais, tornou-se a recordista do Emmy, principal prêmio de TV dos Estados Unidos, com 38 troféus.

Neste domingo (16), a partir das 22h, uma legião de fãs aguarda ansiosamente o início da sétima temporada. O desfecho da trama que mistura dragões, guerras e a luta pelo poder, deve acontecer somente em 2018.

Na expectativa
A partir de domingo milhares de pessoas irão deixar outros compromissos em segundo plano para dar prioridade a cada um dos sete episódios da sétima temporada. Na região não será diferente. Para a escritora, psicóloga clínica do Hospital Israelita Albert Einstein e creative imagineer América Latina da Walt Disney Pictures, Giovana Castro, 36, que reside em Aldeia da Serra, esta nova temporada poderá ser o encontro definitivo de todas os personagens, fechando esta extensa teia de núcleos.

“Muitos amigos da região assistem GoT. Dividimos a empolgação por meio das redes sociais. Tenho inclusive um amigo que é meu companheiro de WhatsApp durante os episódios, onde vamos comentando cada momento, tiramos dúvidas e torcemos sempre juntos”, diz empolgada. Giovana complementa que GoT vai muito além de um jogo político entre reinos. “Faz parte de uma luta pela sobrevivência e a capacidade humana de deixar o orgulho de lado por um bem comum”.

A estilista, modelo e moradora de Alphaville, Renata Poppe, 25, já foi abordada algumas vezes nas ruas por fãs da série que pediram para tirar foto ao seu lado. “As pessoas alegam que sou parecida com a personagem Daenerys Targaryen, uma das protagonistas da série”, ressalta. Para ela, a semelhança física com a personagem, vivida pela atriz Emilia Clarke, não é evidente, agora o cabelo platinado sim. “Daenerys é uma das minhas personagens favoritas. Ela é uma mulher forte e combativa, que mostra a sua força e batalha para conquistar os seus desejos. Ela não aceita injustiça, desrespeito ou ser tratada com inferioridade só por ser mulher”, avalia.

Cosplay na Comic Con
Renata antecipa que participará da Comic Con Experience, evento de cultura pop que acontece em São Paulo no fim do ano. Lá, será possível acompanhar de perto o resultado da representação de sua personagem Cosplay de Daenerys. Apesar da expectativa da nova temporada, Renata imagina que a série pode não ter um final feliz. A ver.

Giovana Castro: "Ficaria muito feliz em poder acompanhar a Khaleesi no trono de ferro" (Foto: Arquivo Pessoal)

Renata [@ohserenna] antecipa que participará da Comic Con Experience, evento de cultura pop que acontece em São Paulo no fim do ano (Foto: Kalinca Maki)

Foto: Helen Sloan/HBO/Divulgação

Vizinha de Aldeia da Serra - Giovana Castro
"Conheci "Game of Thrones" por meio de uma amiga em 2013. Admito que tive preconceito quando a série foi lançada, pois nunca gostei de 'Senhor dos Anéis', e histórias medievais, porém, resolvi dar uma chance pois ela realmente gostava bastante e decidi entender o motivo. Foi quando caí do cavalo e vi que era completamente diferente do que imaginava e acabei me apaixonando pela complexa história. Não sou uma fã dos livros. Tenho um pouco de impaciência com a escrita do George R. R. Martin, pois ele é descritivo demais, além do necessário na minha concepção. Acabo achando monótona a descrição até das folhas caindo no chão e perco um pouco do meu direito a imaginação. Então acabei optando pela série mesmo. Posso afirmar que cada início ou fim de temporada de GoT é o mesmo que um Super Bowl, jogo do campeonato da principal liga do futebol americano, para os fãs de séries".

(Foto: Kalinca Maki)

Vizinha de Alphaville - Renata Poppe

"É muito interessante essa capacidade de GoT nos chocar a cada episódio. É exatamente como se fosse a vida real. Muitas vezes o seu personagem favorito morre. Não vejo a série com um final feliz. Gostaria de acompanhar um desfecho que me deixasse reflexiva".

GoT Cupido

"Conhcei meu ex-namorado por causa da série. Estava em um bar na Rua Augusta, quando aparece um rapaz pedindo para tirar uma foto comigo mas com uma condição: a preseça do Jon Snow, um dos protagonistas. Eis que ele traz um moço chamado João, que mora em Brasília. É impressionante, mas ele parecia muito fisicamente o personagem, inclusive o cabelo cumprido. O rapaz acabou postando a foto e nos marcou. Acabei conhecendo melhor o 'João Snow' (risos) e namoramos por um ano".

Cosplay na Comic Con

Renata antecipa que participará da Comic Con Experience, evento de cultura pop que acontece em São Paulo no fim do ano. Lá, será possível acompanhar de perto o resultado da representação de sua personagem Cosplay de Daenerys. Apesar da expectativa da nova temporada, Renata imagina que a série pode não ter um final feliz. A ver.

Daenerys Targaryen, vivida pela atriz Emilia Clarke (Foto: HBO/Divulgação)

Renata Poppe: