15/06/2017
CADERNO A
Steve Jobs, o visionário
Exposição sobre a vida e a obra de um dos maiores gênios do século 20 chega ao MIS
João Felipe Cândido
Jobs criou o smartphone, que revolucionou o mercado mundial

Foi em 9 de janeiro de 2007 que Steve Jobs apresentou o smartphone que revolucionou o mercado mundial: o iPhone. “De vez em quando, aparece um produto revolucionário, que muda tudo. A Apple conseguiu apresentar alguns desses ao mundo”, disse Jobs ao citar o Macintosh (1984) e o iPod (2001).

O homem que impactou o planeta com sua personalidade e capacidade de inovação, Steve Jobs é o tema da exposição “Steve Jobs, o visionário”, em cartaz no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. Na mostra, o público tem acesso ao rico universo de Steve Jobs. São mais de 200 itens e produtos históricos que mostram a forma como o empresário pensava e criava. São fotos, filmes, reportagens e produtos históricos (Apple II, o Macintosh, iMac, e a primeira geração do iPod, IPhone e iPad, entre outros) que indicam a genialidade de uma das maiores personalidades de todos os tempos.

Os visitantes também poderão acompanhar de perto uma sala dedicada às imagens de autoria de Jean Pigozzi, francês radicado em Nova York, fotógrafo de confiança de Steve Jobs. Por mais de 30 anos, ele acompanhou Jobs em seus momentos mais íntimos e conseguiu captar a essência desse homem multifacetado. Dormindo, conversando, brincando com os amigos. São imagens inéditas de Jobs em sua vida cotidiana.

“Steve Jobs defendeu a ideia de que pequenos gestos mudam o mundo. Espero que essa exposição traga um pouco dessa essência e inspire o público do MIS”, revela Isa Castro, diretora artística e de programação do museu.

Macintosh, uma das atra??es da mostra


Sobre Steve Jobs
Nascido em 1955 em São Francisco, no estado da Califórnia (EUA), Steve Jobs foi dado para adoção pelos seus pais, que não tinham condição de criá-lo.

Desde jovem demonstrou interesse e habilidade para inovar e, em 1976, fundou a Apple, empresa consagrada seguidas vezes como a mais valiosa do mundo. Jobs revolucionou o universo da tecnologia ao lançar produtos como o Macintosh, o iPod, o iPhone e o iPad. Em 1984, demitiu-se da Apple e fundou a NeXT, companhia especializada em desenvolvimento de softwares. Anos mais tarde, em 1996, a Apple comprou a NeXT e Jobs assumiu o cargo de CEO da gigante da tecnologia, onde permaneceu até 2011, quando renunciou ao cargo em função de um câncer. Morreu ainda em 2011, aos 56 anos, em decorrência da doença.

Serviço:
Steve jobs, o visionário
Data: Até 20 de agosto
Horário: das 11h às 20h (a bilheteria abre 1 hora antes da visitação)
Ingressos: R$ 10
Local: Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo Tel.: 2117 4777
site: www.mis-sp.org.br