19/05/2017
CADERNO A
Cortes de Angus garantem carne mais macia
Peças marmorizadas, em variedade, garantem suculência ao churrasco para todos os gostos
Haydée Eloise Ribeiro Maciel
Gustavo e a peça da coxa que pega 4 músculos: Lagarto, Coxão Mole e Duro e Patinho, e serve de 6 a 12 pessoas

Fazer um churrasco requer mais do que experiência. Bons equipamentos e uma consultoria qualificada já garantem parte do sucesso.
Em uma loja recém-aberta em Alphaville e especializada em bovinos Angus, o cliente pode conhecer novos cortes, comprar acompanhamentos, temperos e acessórios e até degustar algumas das carnes feitas na hora.

Tudo com a supervisão de funcionários treinados ou do proprietário Gustavo Faria, engenheiro agrônomo, que resolveu usar sua bagagem no setor de alimentos para empreender na Steak Store (al. Araguaia, 430). “Existem 3 linhagens de raças bovinas que predominam no mundo: as japonesas são melhor representadas pelo Wagyu que gera o Kobe Beef, considerado iguaria e pouco difundido comercialmente. As zebuínas são de origem indiana e predominam em  clima tropical, como é o caso do Nelore no Brasil. Levam mais tempo para chegar ao ponto de abate e a gordura é depositada de forma extracelular, fora do músculo (capa de gordura). As raças taurinas têm como grandes características a precocidade e o marmoreio, que é a deposição de gordura intramuscular que resulta em uma carne mais macia, suculenta e saborosa. As raças britânicas Black Angus (Aberdeen) e Red Angus são os grandes representantes desta linhagem e reconhecidas como a melhor carne do mundo e acessíveis comercialmente”, explica Faria.

Filé mignon. Ideal para quem prefere corte magro

Para entradas e petiscos, o especialista indica os cortes Cowboy (acém), Bananinha (recorte do contra-filé), linguiças (costela Angus, Lombo e Pernil suínos e Cordeiro) e hambúrgueres. Para quem prefere cortes com menos gorduras, a dica é Filé Mignon (peça inteira ou medalhão), Alcatra (Bombom e Baby beef) e Fraldinha (Flank Steak). Para quem gosta de uma gordura, Ribeye (Ancho ou Filé da Costela), Chorizo, Strip Rib (Assado de Tira), Shoulder (Raquete, peça inteira ou Flat Iron), Cowboy e Steak do Coxão Duro. Os de melhores custo-benefício: Cowboy, Steak do Coxão Duro e Shoulder.

Hambúrguer de picanha: elas adoram