13/04/2017
CADERNO A
Vinho dos Mortos’ é celebrado em São Roque
Tradição portuguesa é recriada todo terceiro sábado do mês
Vinhos enterrados são ideais para o enriquecer o seu sabor. Foto: Divulgação

A Quinta do Olivardo, em São Roque, oferece um programa diferente neste sábado: a Noite do Vinho dos Mortos. O público que visitar a casa no jantar será convidado a vivenciar a tradição cheia de mistérios, detalhes, aromas e sabores. Às 20h, começa o passeio entre os vinhedos.

O caminho estará todo iluminado com tochas e velas, e o público abrirá covas para enterrar sua garrafa. Quem já enterrou, poderá tirar o vinho do solo e degustá-lo. A fadista Marly Gonçalves acompanhará o cortejo.

A tradição
A história do Vinho dos Mortos teve início em Portugal, no ano de 1807, durante a Guerra Peninsular. Após a invasão das tropas francesas em Trás os Montes e Beira Alta, as vilas foram saqueadas. Toda a produção de vinho e os alimentos colhidos no campo eram levados pelos invasores e para impedir o saque das bebidas, os colonos enterraram suas garrafas entre as pastagens, plantações de uva e debaixo das adegas e fugiram para salvar suas famílias.

Para a surpresa de todos, quando a guerra terminou e eles puderam voltar para casa, os moradores foram desenterrar suas garrafas, imaginando que estariam podres. Porém, não foi o que ocorreu. O enterro das bebidas deixou o vinho ainda mais saboroso, pois a terra possibilitou que as garrafas ficassem em um ambiente perfeito para o enriquecimento do sabor da bebida: escuro e com temperatura constante. Nascia aí a tradição do Vinho dos Mortos.

A Quinta do Olivardo recria esta tradição todo o terceiro sábado do mês, recebendo visitantes dos quatro cantos do estado curiosos com esta rica história.

Adega, restaurante, lanchonete e loja de produtos coloniais, vinhos, doces e compotas caseiras, a Quinta do Olivardo fica no km 4 da Estrada do Vinho, em São Roque, com acesso pelo km 58,5 da Rodovia Raposo Tavares (SP-270). As reservas de mesas podem ser feitas pelo telefone 4711-1100.
Mais informações estão disponíveis no site www.quintadoolivardo.com.br.